6 benefícios do treino matinal. Vale a pena acordar cedo?

Uma conversa animada, um filme, um seriado ou ficar pesquisando na internet. O que não faltam são distrações para levar você a dormir mais tarde. Por outro lado, acordar cedo para um treino matinal parece ser um grande sacrifício.

Muitas pessoas sentem-se confortáveis com hábitos noturnos. Mas aquela sensação de que o dia não teve horas suficientes é algo que pode ser mudado. Se você tem a mente aberta para essa possibilidade, confira 6 benefícios que o treino matinal pode trazer.

Disciplina favorece sua qualidade de vida

Acordar mais cedo também leva a antecipar o momento de dormir. Para isso, determine um horário para desligar a TV, o computador e também deixe o celular longe da cama. Um bom livro ou uma música tranquila podem ajudar a preparação para um sono revigorante.

Compartilhe com todos a sua nova rotina. Deixe claro que você pretende evitar atividades noite adentro, exceto em ocasiões especiais.

1 – Consistência

“O sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor”

**Henry Kissinger – **Ex-Secretário de Estado dos EUA

Ao optar pelo treino matinal, você não terá mais desculpas para deixar de se exercitar. Como vimos no início deste artigo, sempre podem aparecer atividades para fazer à noite. Mas antes que o dia comece, nada interfere em como você decide o que fazer com o seu tempo. E a prática regular de atividades físicas merece estar na lista de qualquer pessoa que busca melhor qualidade de vida.

2 – Energia

Bastam 30 minutos de atividades aeróbicas para estimular a circulação e liberar o hormônio endorfina.

Essa substância melhora o humor e promove sensação de bem-estar. Ao contrário das pessoas que só conseguem ser realmente produtivas várias horas depois de acordar, quem pratica exercícios pela manhã já começa com tudo, motivado para resolver suas prioridades.

3 – Concentração

O treino matinal ajuda você a focar naquilo que o corpo estava fazendo. Assim, a mente fica livre de outros pensamentos que geram confusão e estresse.

Durante o exercício, o ritmo da respiração acelera e o sangue circula melhor, levando mais oxigênio ao cérebro. Se você quer ter clareza para começar o dia, experimente.

4 – Alimentação

Além do gasto calórico verificado na atividade física, você perceberá que o seu metabolismo acelera já no início do dia. O que também favorece os hábitos alimentares. Com o tempo, será fácil substituir refeições pesadas à noite por um café da manhã nutritivo e equilibrado.

Os efeitos no corpo serão notados. O treino matinal regula o apetite ao longo do dia e contribui para o emagrecimento. Por outro lado, ao ingerir muitas calorias à noite, antes de dormir, seu organismo armazenará o excedente na forma de gordura.

5 – Tranquilidade

Se você frequenta academia, prefira ir pela manhã, no horário com menor movimento. Assim, você terá um ambiente tranquilo, e encontrará maior disponibilidade dos equipamentos.

Além disso, acordar cedo elimina a agitação de começar o dia atrasado. Você se planeja com antecedência e tem mais clareza do que fazer. E o ganho de produtividade elimina o incômodo de não ter realizado tudo o que precisava.

6 – Sono

Se você seguir os conselhos que apresentamos, possivelmente seu corpo estará mais relaxado ao final do dia. Evitando também aquela fome exagerada no período noturno, que também leva ao mal-estar antes de dormir.

O treino matinal é muito benéfico para regular o sono. Ao longo do tempo, o seu relógio biológico se ajustará para ter o devido repouso, sabendo que o dia seguinte já começará em ritmo acelerado.

Dicas para o treino matinal

O maior segredo para facilitar a sua nova rotina de atividades físicas pela manhã é deixar tudo pronto na noite anterior. Faça uma lista com todos os itens de que precisa, como tênis, peças de roupa para o exercício e para o trabalho. Assim, logo que despertar você só precisará fazer o que está previsto.

Ao deixar para fazer tudo de manhã, o risco de esquecer algo importante aumenta, por ainda haver sonolência.

O mesmo vale para o café da manhã. Prepare uma refeição nutritiva e a deixe a postos para não perder tempo. Seu organismo passou cerca de 8 horas sem alimentos, por isso é importante repor os nutrientes para ter a energia necessária no começo do dia. Escolha alimentos de fácil digestão e não se esqueça de se hidratar.

Mudança positiva

Além disso, vale a pena convidar um amigo para acompanhá-lo no treino matinal. Sabendo que alguém está esperando, a tentação de desistir para ter mais alguns momentos de sono diminui.

Seguindo todos os conselhos que reunimos aqui, logo o treino matinal fará parte do seu cotidiano. E começar o dia mais cedo com certeza será uma mudança positiva.

E se você já se sente pronto para começar esse novo estilo de vida, confira nossas ofertas de acessórios esportivos!

6 benefícios do treino matinal. Vale a pena acordar cedo?
Compartilhe

Inscreva-se em Esporte Legal