Cansou da esteira? Veja dicas para correr fora da academia!

Se você não faz questão de se exercitar em um ambiente climatizado, controlando a velocidade na esteira ergométrica, saiba que não está sozinho! No mundo inteiro, milhões de pessoas preferem correr fora da academia.

Mas, como nem todo corredor mora de frente para o calçadão de Copacabana, as alternativas mais comuns são praças, avenidas, trilhas e rodovias. Então, antes de calçar o tênis, confira atentamente as dicas que preparamos para você.

correr fora da academia

Estradas e trilhas

Se a proximidade com a natureza desperta seu desejo de praticar esportes, use isso a seu favor! Sair do ambiente urbano pode ser mais do que um exercício para o corpo, fazendo muito bem à saúde da mente.

No entanto, pessoas com tendência a torcer o tornozelo com facilidade precisam ter mais cuidado ao correr fora da academia. Os pisos irregulares aumentam as chances de pisar em falso, podendo causar lesões graves.

Dito isso, vale ressaltar as vantagens do percurso, como a vista, ar puro, tranquilidade e a sensação de descoberta ao se aventurar em novos territórios. O desejo de correr cercado por natureza faz muitos atletas viajarem paralugares maravilhosos como a Patagônia, por exemplo.

Só que antes de sair sozinho pelas estradas e reservas naturais é importante se preparar. Pode ser complicado encontrar coisas simples, como água potável ou um banheiro.

Além disso, também existe o risco de se deparar com animais silvestres e insetos nas trilhas. Assim como quem corre às margens de uma rodovia deve se atentar para veículos em alta velocidade.

Praças e avenidas

Para quem não se incomoda com a agitação e prefere o ambiente previsível das cidades, também existem boas alternativas para correr fora da academia. Em praças e avenidas você pode se exercitar próximo de casa e com fácil acesso ao comércio. Se tiver sede, com certeza encontrará por perto seu isotônico predileto.

Também é bem provável que haja mais pessoas praticando exercícios no local. Uma ótima maneira de fazer novas amizades. Muitos consideram esse contato social estimulante para se manter ativo no treino.

Mas, especialmente em se tratando das grandes cidades, a poluição e violência podem ser problemas sérios. Procure não exibir objetos de valor, como celulares, relógios e correntes de ouro. O lamentável é que até o próprio tênis pode ser um chamariz para criminosos.

Qual a sua forma preferida de correr fora da academia?

Você conferiu que a birra da esteira ergométrica não pode ser desculpa para deixar de treinar. E também que correr fora da academia requer precauções importantes.

Então, se deseja manter uma rotina saudável e ter o corpo em dia, assine nossa newsletter para receber mais dicas, diretamente na sua caixa de entrada. É simples e totalmente gratuito!

Cansou da esteira? Veja dicas para correr fora da academia!
Compartilhe

Inscreva-se em Esporte Legal