Como entrar em forma com pouco tempo para treinar?

Uma coisa é certa: apesar de ter** pouco tempo para treinar**, o que te impede de entrar em forma é não saber gerenciar o seu tempo.

Não acredita?

Então responda: *diariamente, *quanto tempo você passa nas redes sociais? Quanto tempo gasta assistindo televisão ou assistindo a filmes na Netflix?

Bem… inicialmente pode até parecer que você não gasta tanto tempo com essas atividades. Porém, ainda que gaste apenas uma hora,** você pode entrar em forma** usando esse tempo para praticar exercícios.

Se você quer saber como entrar em forma, mas tem muita dificuldade de gerenciar o seu tempo, seja pelo trabalho ou pelos afazeres do lar, não perca nenhuma das informações a seguir!

Por que fazer exercício físico?

Muitas pessoas imaginam que** praticar atividades físicas** é algo muito complicado e difícil de se fazer. Contudo, com um pouco de paciência e perseverança, resultados significativos começam a acontecer no seu corpo.

Os** benefícios** de se exercitar são inúmeros, como:

  • melhoria da função cardiovascular e respiratória;
  • alívio do estresse e ansiedade;
  • fortalecimento dos ossos;
  • melhor** qualidade do sono** e aumento da habilidade de concentração;
  • ajuda a diminuir e** controlar o peso**;
  • aumento na produção da serotonina – o hormônio do bem-estar;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • aumento da libido e o desempenho sexual.

Não dar atenção às necessidades do seu corpo é dar passe livre para as doenças do sedentarismo. Dentre esses perigos, quem não pratica atividades físicas pode desenvolver:

  • obesidade;
  • colesterol alto;
  • diabetes;
  • hipertensão arterial;
  • infarto;
  • asma;
  • alguns tipos de câncer;
  • distúrbios psicológicos.

Como entrar em forma com pouco tempo para treinar?

1. Aprenda a gerenciar o seu tempo

Inicialmente, é necessário conhecer melhor o seu tempo. Não importa se você tem uma hora ou vinte minutos, o importante é que você tenha um momento para seu corpo.

Para que isso aconteça, recomendamos que você faça um cronograma do seu dia. Existem vários aplicativos para organizar seu dia de maneira fácil e rápida, entre eles, destacamos:

TimeTune: um aplicativo completo para quem busca gerenciar melhor seu tempo para obter mais momentos livres. Sua possibilidade de adicionar rotinas e tarefas não é nova, mas nele é imposto de uma forma realmente muito simples.

Google Agenda: um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google. É disponível em uma interface web, sendo possível adicionar e controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades.

2. Determine prioridades

Todo mundo tem suas responsabilidades e momentos de lazer, afinal, ninguém é de ferro. No entanto, será mesmo que não dá pra encaixar um tempinho pra você se exercitar? Já pensou em quanto tempo você pode estar se dedicando a algo que traz pouco ou nenhum retorno?

Sabendo disso,** substitua atividades que não são tão importantes no seu dia** para o seu treino diário. Temos certeza que essa pequena mudança vai ser revolucionária na sua preparação!

3. Identifique o seu treino

Ok, você organizou o seu dia, achou um horário pra se exercitar, mas não faz ideia do que fazer? É simples! Encontre na sua atividade física aquilo que sempre gostou de fazer. Ou o que sempre quis fazer mas nunca deu oportunidade.

Entenda que, para treinar e aprender como entrar em forma, nada mais eficiente do que iniciar exercitando o seu corpo até poder treinar da forma que deseja.

Para identificar qual é a melhor atividade, dividimos entre dois grandes grupos os esportes coletivos e os individuais.

Atividades físicas coletivas

Sabe aquela sensação de felicidade que tinha quando dava seu máximo para ajudar o seu time? Então, se você se lembra e sente saudades, talvez essa seja a categoria ideal de atividade física para você.

Mesmo que seu desempenho inicialmente não esteja 100%, esportes coletivos têm uma grande capacidade de motivação em grupo. O que, por sua vez, acaba facilitando o seu desempenho individual.

Sem falar que o convívio com outras pessoas, em conjunto às modificações que a atividade promove no corpo, influencia diretamente na sua autoestima e melhora o seu humor.

Veja alguns exemplos de atividades físicas coletivas:

  • basquetebol;
  • futebol;
  • handebol;
  • peteca;
  • voleibol.

Atividades individuais

Mas se você é do tipo que **gosta de colocar um fone de ouvido **e se sente bem treinando sozinho, então esta categoria é a sua!

Treino em casa

Não pense que exercícios em casa não dão resultados, pois eles** são eficientes e consideravelmente mais práticos.** Existem diversas atividades físicas individuais que podem ser praticadas apenas com o peso do corpo. Para isso existem alguns aplicativos que auxiliam no seu treino, entre os mais utilizados estão:

Corrida e caminhada

Assim como os exercícios em casa, sendo suficiente apenas um calçado adequado e roupas confortáveis, você já pode melhorar a saúde e tonificar seu corpo apenas com corridas e caminhadas.

Dependendo do limite de cada pessoa, é possível iniciar com a caminhada e aos poucos ir aumentando a velocidade. Em pouco tempo será possível notar mudanças na capacidade respiratória, diminuição do cansaço, da gordura e da retenção líquida.

Se você busca correr fora da esteira da academia, veja essas dicas para correr fora da academia!

Além desses exercícios, existem diversos outros como:** natação, ciclismo, musculação, **que podem te ajudar a entrar em forma rapidamente, de maneira prazerosa.

promoção tênis corrida emagrecimento pós parto

5. Faça uma reeducação alimentar

Agora que você sabe quando e como treinar, é importante que aprenda a se alimentar bem para entrar em forma sem complicações.

Para isso, lhe daremos algumas dicas de alimentos para se evitar. No entanto, é muito importante consultar um profissional para te orientar! Um nutricionista saberá exatamente como balancear a sua dieta, de acordo com o seu peso atual e seus objetivos.

Alimentos que devem ser evitados para emagrecer com saúde

Pão branco e massas

Alimentos que são elaborados a base de farinha refinada, ou farinha branca, possuem um tipo de carboidrato que, quando ingerido, provoca uma reação de fermentação, o que favorece o surgimento de gases e até a distensão do abdômen. Os efeitos podem ser maiores, caso você apresente algum tipo de hipersensibilidade ao glúten.

Açúcares

Este alimento favorece o desenvolvimento do desequilíbrio da flora intestinal. Nessas situações as bactérias benéficas do seu organismo diminuem e ocorre a proliferação daquelas que podem prejudicar a digestão. Não somente, proporcionam tanto o desenvolvimento quanto o acúmulo de gordura no corpo.

Bebidas alcoolicas

O excesso de álcool pode aumentar a permeabilidade da camada mucosa do intestino. Esse efeito piora consideravelmente o desequilíbrio da flora intestinal, o que acarreta no aumento do volume da sua região abdominal, chegando a desenvolver a famosa “barriga de chope”.

Refrigerantes

A combinação do gás com o açúcar acarreta em uma terrível reação no organismo. Ao consumir o refrigerante cotidianamente, você poderá observar o crescimento contínuo da sua barriga devido a distensão dos músculos da área abdominal e pelo excesso de calorias presentes na bebida.

Alimentos industrializados

Os conservantes contidos nestes alimentos podem sobrecarregar o seu fígado e vesícula.

**Sal **

É recomendável consumir pouco sal, pois ele pode influenciar diretamente na alteração da sua pressão****arterial. Além disso, ele também implica** no aspecto inchado do corpo**, por conta da retenção hídrica.

**Gorduras ruins **

Sendo encontradas em frituras, esse tipo de alimento promove o acúmulo da gordura no corpo e facilita a aparições de problemas cardiovasculares.

Siga seu planejamento!

Bem, agora que você já tem todas as informações e sabe como entrar em forma para treinar, comece o quanto antes, pois quanto mais cedo começar, mais rápido serão os resultados.

Todas essas mudanças só dependem de você e **é a sua perseverança que determinará seus resultados. **Bons treinos!

> [Cansou da esteira? Veja dicas para correr fora da academia!](https://esporte.legal/blog/correr-fora-da-academia/)

Como entrar em forma com pouco tempo para treinar?
Compartilhe

Inscreva-se em Esporte Legal